Você está visualizando atualmente A História de Jericoacoara 

A História de Jericoacoara 

Que Jericoacoara é um lugar lindo e paradisíaco todos nós sabemos, não é? Portanto, além do lugar incrível por trás deste lugar existe uma história. Sendo assim, neste artigo você vai saber um pouco mais sobre esse lugar lindo e a história de Jericoacoara, continue a leitura!

Conheça a história de Jericoacoara

A princípio, em meados de 1940 o navegador Vicente Pinzón, que foi capitão das caravelas de Cristóvão Colombo, aportou nas águas de Jericoacoara. Só que o registro não foi oficializado por virtude do tratado de Tordesilhas que foi a vigor no mesmo ano. Já no século XIX se iniciou a ocupação ao redor da lagoa de Jijoca em um local que era conhecido como Paraguai por alguns escritores.

De tal forma, depois desse período a comunidade passou a ser conhecida como vila e implantou-se o farol de Jericoacoara. Porém, em junho de 1990 a sede distrital foi transferida de Jericoacoara para Jijoca e no dia 6 de março do próximo ano foi elevada como município.

Então, Jijoca ficou conhecida como sede do município e nela está localizada a famosa lagoa do paraíso. Contudo, agora saiba um pouco mais sobre a área de proteção ambiental de Jericoacoara.

Conheça a área de proteção ambiental de Jericoacoara

Primeiramente, saiba que em 1985 a área era apenas uma aldeia pequena de pescadores que era perdida em meio às dunas e era isolada do resto do mundo. Porém, chegou um dia em que o turismo descobriu as belezas e a fama de Jericoacoara. Desde então, Jericoacoara passou a ser APA (área de proteção ambiental) de 1984 a 2007.

A partir de 2007 através de uma Lei que foi publicada em 15 de junho, deixa extinta a Área de proteção ambiental de Jericoacoara. Isso gerou muita polêmica e foi matéria de em televisões e jornais. Um jornal americano escolheu o lugar como uma das 10 praias mais bonitas do planeta no ano de 1994 e no ano de 2010 uma revista internacional inglesa especialista em turismo, classificou como um destino paradisíaco e foi considerada a sexta maravilha de praias do mundo Jericoacoara e a vila de preá.

De tal forma, agora saiba um pouco mais sobre o significado de Jericoacoara, nome de origem do lugar.

Confira abaixo o significado do nome Jericoacoara

Pode ter certeza de que algum momento você ficou se perguntando, mas porque Jericoacoara? Qual o significado desse nome? Então, a origem do nome é mais provável que seja indígena que é o derivado de tupi-guarani. Para entender melhor o significado saiba que ” yuruco” significa buraco e ” cuara “significado tartaruga.

Portanto, o significado de Jericoacoara é buraco de tartaruga pois é uma referência onde ocorre a desova de tartarugas marinhas. Porém, alguns pescadores antigos relatam que o nome Jericoacoara vem de uma vila onde está situado o farol de Jericoacoara que visto de alto mar tem uma aparência de jacaré e antigamente era chamado de jacarequara e que foi mudando com o passar dos anos.

Contudo, agora que você sabe o nome de origem de jacarequara é hora de saber um pouco mais sobre a religião e a igreja de Santa Luzia.

Religião de jacarequara e a igreja de Santa Luzia

Primeiramente, saiba que na década de 1960 os habitantes do pequeno vilarejo que iniciou a cidade assistiam às missas e até mesmo novelas na capela de uma comunicação vizinha. Porém, no ano de 1963 os moradores deram início a construção de sua própria igreja, que foi batizada de igreja Santa Luzia e foi inaugurada um ano após feita no dia 13 de dezembro de 1964.

Nesse dia, todos os anos é feita uma grande comemoração que atrai muitos turistas para a festa. A igreja foi erguida de um modo muito simples, com pedras do serrote e foi feita pelos próprios moradores. Subindo em sua torre é possível admirar uma vista panorâmica incrível que deixa qualquer um sem fôlego e pode render boas fotos.

Outra curiosidade sobre o pacato lugar, é que os moradores a mais de 20 anos optaram pela ausência de luzes nos postes. Onde é mantida a luz natural da lua e das estrelas, é um charme em jantares à luz de velas ou sentar na beira da praia. Além disso, possui a opção de uma hospedagem mais moderna e rústica nos hotéis que você desejar se hospedar.

O lugar não perde o agito no anoitecer, pois existem muitos bares, restaurantes que servem bebidas, drinks e até mesmo contam com músicas ao vivo de forró e diversos ritmos variados. Portanto, vale a pena você viajar para esse lugar paradisíaco! Pode ter certeza de que você vai se encantar e se surpreender com as belezas naturais que habitam o lugar.

Saiba agora quais praias e lugares visitar em Jericoacoara

Jericoacoara é um lugar com poucas praias mas todas são lindas e encantadoras. A princípio, as faixas de areia são longas e com água naturais e cristalinas. Jericoacoara, possui praias desertas, lagoas e uma ótima infraestrutura e conforto com bares e restaurantes.

De fato, Jericoacoara possui apenas uma praia que é a praia do centro da vila e nela fica localizada uma grande estrutura e de lá partem passeios e roteiros que são ótimos para os turistas e visitantes. Sendo assim, além dessa praia conheça outros belos lugares para você conhecer na viagem a Jericoacoara.

Praia principal de Jericoacoara: essa praia fica exatamente na frente da vila e fica próximo a Duna do pôr do sol. O lugar conta com bares, cadeiras de praia, uma escola de surf e um kitesurf. Possui água azul-turquesa e é um ótimo lugar para passar com crianças.

Praias isoladas no Parque Nacional de Jericoacoara: você vai se encantar com a beleza e a cor da água das praias que ficam ao redor da vila. Não possui muitos turistas, e são consideradas praias desertas. É uma ótima opção para quem está afim de sucesso e relaxar. Porém, em algumas partes do dia é possível presenciar alguns buggys que fazem passeios pelas áreas.

Praias da lagoa do paraíso: a lagoa do paraíso é o cartão postal que você não pode deixar de conhecer. O lugar é mágico e possui uma estrutura ótima para atender os visitantes e turistas. Em um ponto dela, é possível encontrar um restaurante luxuoso que é super procurado por turistas.

Reveja o conteúdo...

Deixe um comentário